10 erros fatais ao operar com robôs traders

Conheça os principais erros que os traders cometem ao começar a operar com robôs traders no mercado de bitcoin e criptomoedas e fuja de grandes prejuízos.

CONTEÚDO BLOQUEADO

SOMENTE PARA MEMBROS - Seja um membro do nosso site, GRATUITAMENTE e garanta o acesso à todos os conteúdos!

INTRODUÇÃO

ERRO 1

ERRO 2 

ERRO 3

ERRO 4

ERRO 5

ERRO 6 

ERRO 7

ERRO 8

ERRO 9

ERRO 10

CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, operar com robôs traders tem chamado bastante a atenção dos traders, principalmente por serem uma excelente ferramenta que, utilizada de forma correta, pode se tornar um grande diferencial e aumentar significativamente os lucros.

Porém, algotrading (outro nome bonito para robô trader) não é um sistema mágico que realiza as operações sozinho e gera lucro enquanto o trader dorme.

Ele usa sua configuração pré-definida para executar operações automaticamente e da maneira mais eficiente possível. Portanto, o trader ainda tem (o que acreditamos ser a parte mais divertida) que planejar e configurar a estratégia do bot, enquanto ele cuidará de executar as operações por conta própria enquanto o trader espera e assiste acontecer ou faz algo útil com seu tempo.

Ao passo que muitas pessoas não começam a operar com robôs traders por falta de conhecimento, há investidores iniciantes cometendo erros que podem ser evitados.

Errar nesse mercado é comum e, através dos equívocos, podemos extrair grandes aprendizados. No entanto, há erros que não precisam ser cometidos por todos os investidores de primeira viagem, certo? Busque entender estes erros o mais rápido possível para eliminar qualquer ameaça antes mesmo que ela apareça para você.

Agora, se você já opera com robôs e comete algum destes deslizes, fique atento para reconhecê-los a tempo de consertá-los.

Erros fatais ao operar com robôs traders

1. Acreditar que operar com robôs traders é sinônimo de lucro

É sempre importante ressaltar: Os robôs traders são ferramentas, não geradores de renda passiva, que farão dinheiro enquanto você dorme! 

A verdade é outra: o robô trader fará exatamente o que o trader configurou na estratégia que ele opera, ou seja, se a estratégia por trás do robô é vencedora, ele também será. (Considerando que ele siga fielmente a tática do trader.)

Operar com robôs traders traz inúmeros benefícios em relação à operar manualmente, mas isso não significa que você terá melhores resultados.

Pelo contrário, se a estratégia que ele estiver executando for perdedora, o robô será apenas um mecanismo mais preciso e rápido de perder dinheiro.

robô trader fazer dinheiro

2. Escolher um bot que não está de acordo com seu perfil de risco

Quando o assunto é investimento por meio de robôs traders, verificar qual o perfil de risco e quais bots são adequados se torna um assunto subjetivo e a responsabilidade de definir estes pontos recai sobre o próprio trader.

Por meio de uma auto análise e, levando em conta principalmente o seu conhecimento e experiência no mercado, o trader deve escolher dentre as opções disponíveis, quais os bots ele se sentirá mais à vontade para utilizar, já que existem diversas para todos os gostos e perfis.

Não realizar esta análise ou escolher robôs traders que não estão de acordo com o perfil de risco do trader pode resultar em perdas, pois até mesmo o mais simples dos bots requer algum nível de conhecimento do mercado em que o trader irá utilizar o bot, mesmo que seja um nível básico.

Já escrevemos outro post sobre este tema, confira aqui.

Como escolher o robô trader ideal para o seu perfil de risco - Robô trader

3. Não possuir ou não seguir a risca o seu plano de investimento

Robôs traders trabalham de forma autônoma, mas sempre de acordo com a configuração que foram indicadas pelo trader.

Portanto, toda a gestão do riscos deve ser realizada pelo próprio trader e a falta ou não de cumprimento do plano de investimentos pode aumentar consideravelmente o risco de perdas.

Criar um plano de investimento requer um pouco mais do que apenas separar um dinheiro por mês e aplicar em alguma das opções. Trata-se do modus operandi (modo de operação) de como o trader vai alocar seus recursos, o risco máximo que está disposto a correr e sua meta de ganhos.

Os traders que já conseguiram colocar no papel o seu plano de investimentos têm que segui-lo à riscas, principalmente as metas de ganho e de perda.

Porém, a verdade é que muitos traders depois de atingirem suas metas, resolvem tomar decisões que, geralmente, não fazem sentido, como “dobrar a meta” em caso de ganho ou esquecer o prejuízo máximo que aceitou assumir em seu plano e voltar a operar na esperança de recuperar o dia.

4. Não parar o seu robô trader

O mercado não se comporta todo dia da mesma forma e parar de operar quando ele não está favorável à sua estratégia ou ao seu plano de investimentos também é uma forma operar.

Na verdade, saber quando não operar é uma habilidade valiosa e lucrativa, que faz a diferença entre quem vence e quem perde.

Portanto, conheça bem as estratégias dos seus bots e mediante a qualquer situação que fuja do padrão que ele foi configurado para operar, não hesite em desligá-lo.

5. Aumentar seu risco após poucos trades vencedores

É comum os traders quererem aumentar o tamanho de suas alocações sem analisar o impacto disso, principalmente quando os primeiros trades apresentam resultados positivos. Outros parâmetros que os traders costumam mudar após alguns ganhos são o take profit e o stop loss, deixando o bot mais agressivo e com risco maior.

É muito importante que o trader mantenha o foco em seguir o seu plano de investimentos e não empolgue no primeiro sinal de ganho, pois esse tipo de atitude pode fazer com que estratégias vencedoras passem a apresentar prejuízos.

Para que um trader tenha segurança de modificar os parâmetros, é necessário que o bot opere por um período de tempo e o trader tenha total conhecimento e confiança na estratégia, além deste aumento de risco já estar previsto em seu plano de investimentos.

6. Ativar mais de um robô operando o mesmo ativo

Quando mais de um bot estão operando no mesmo ativo/conta, as operações de um podem impactar negativamente nas operações do outro, principalmente se eles tiverem utilizando estratégias ou parâmetros diferentes.

Imagine o seguinte cenário: um trader configura um bot para operar no gráfico com intervalo de 1 hora e outro no intervalo de 15 minutos. O primeiro bot envia um sinal de compra e, 15 minutos depois, o segundo bot envia um sinal de venda do mesmo tamanho. Quando o primeiro bot teve o sinal de encerrar a operação, ele realizou uma nova venda para zerar o saldo, mas como já tinha sido zerado pelo segundo bot, acabou deixando o saldo final negativo, provavelmente causando prejuízo.

Em resumo, operar 2 traders bot no mesmo ativo/conta pode deixar as coisas bem confusas e fazer com que os bots cometam erros e causem prejuízos.

robôs traders brigando mesmo ativo

7. Operar junto com o robô, de forma manual

Este é o mesmo caso do item anterior, mas em vez de outro bot estar impactando as operações, é o próprio trader quem está causando confusão.

8. Possuir um saldo menor do que o indicado para a estratégia

Cada estratégia, operando em cada ativo tem um saldo mínimo e tamanho de lote recomendado para ser operado. Não respeitar estas recomendações é um grande risco de ocasionar e perdas, principalmente se você está em mercados que possuem alavancaegem.

Operar com o tamanho de lote diferente do recomendado também é um problema sério e pode impactar diretamente no bom funcionamento da estratégia.Um exemplo disso são as estratégias que utilizam aumento de posição.

O aumento de posição é um artifício das estratégias que, caso estejam perdendo, fazem novas operações para que o preço médio da posição seja mais favorável para reverter a perda em um ganho.

Como o bot com aumento de posição necessita abrir novas operações, caso o primeiro lote já tenha sido configurado para aplicar o saldo total da conta, o bot não terá saldo para realizar os aumentos de posição, logo não seguirá a estratégia e terá perda.

9. Não verificar o funcionamento do robô de tempos em tempos

Novamente, o robô trader não é um gerador passivo de renda, é uma ferramenta que auxilia o trader a otimizar suas operações e tempo.

Nenhum bot pode ser ligado e deixado de lado, é importante que o trader esteja acompanhando o mercado e os resultados do bot diversas vezes durante o dia.

Não é operar junto com o bot,mas apenas acompanhar para se certificar que o mercado está em um cenário favorável para os tipos de bot/estratégias que estão sendo utilizados e, caso não esteja, desligue estes e ative outros que possuam estratégias ideais para para o cenário.

Outro motivo importante para se acompanhar as operações do bot é garantir que os saldos da conta e lotes configurados estão de acordo com as recomendações de cada estratégia.

10. Não estudar e se atualizar

Quanto maior o conhecimento do trader, melhor será o resultado dos seus robôs traders.

Acompanhar o mercado, as notícias e conhecer o dia-à-dia do trader é um grande diferencial no momento de se escolher qual bot e estratégia se operar para cada cenário do mercado e como configura-lo.

Claro que existem robôs traders para todos os perfis de risco e níveis de conhecimento, mas até o mais simples pode ter ganhos otimizados caso o trader saiba bem o que está fazendo.

Portanto, não parar de estudar e sempre estar se atualizando não só reduz os riscos, mas também cria novas oportunidades de aumentar os ganhos consideravelmente.

Nós do Investidor Moderno acreditamos que o conhecimento é um diferencial que faz com que os traders se tornem ganhadores, por isso iremos disponibilizar um curso completo sobre Trade de Bitcoin e Criptomoedas e que também terá um módulo inteiro sobre Robôs traders e como utiliza-los. Se você tem interesse se inscreva aqui para a lista de espera.

Conclusão

Robôs traders são excelentes ferramentas para otimizar os resultados dos traders e o conhecimento é o principal diferencial para que o trader seja bem sucedido em sua utilização. Conhecer e evitar estes erros comuns podem fazer com que a jornada do trader no mundo do algotrading seja bem mais barata e menos traumática.