O Passado, Presente e Futuro do BITCOIN: 10 Motivos Para Acreditar no Btc

Você está preocupado com a queda no preço do Bitcoin? Não tema, estou aqui para te dar 10 motivos para acreditar (e quem sabe, até comprar mais bitcoin)

Hoje nosso criptomercado está em pânico.

O Bitcoin está abaixo dos 4.000 dólares novamente!


É um dia ruim para as criptomoedas e para nós, investidores modernos.

Todos parecem pensar que a hora chegou, que o Bitcoin vai acabar. A mídia só fala disso, parecem gostar das quedas constantes no preço.

É por isso que me senti na necessidade de criar este artigo, primeiramente para acalmar todos vocês. Depois para relembrar as razões que nos fizeram acreditar nessa revolução e também mostrar perspectivas otimistas que temos para um futuro próximo.

Relaxa amigo, o Bitcoin não vai acabar, ele vai valer muito um dia.

Vou te provar nos próximos minutos! 

Começando te lembrando algumas das frases que você mais ouviu a respeito do preço do Bitcoin:

“O Bitcoin não vai virar pó”

Bitcoin vai virar pó?
Bitcoin vai virar pó?

“O Bitcoin vai valer 100 Mil Dólares”

Para variar, as pessoas continuam tentando prever o futuro, se pudessem estavam todas ricas. Ninguém sabe o preço do Bitcoin amanhã, quem dirá daqui a 5 anos.

Mas uma coisa é fato, muitas pessoas já falaram que era impossível ele chegar a 100, 1000, 10000 dólares.

Aqui eu não vou prever o preço futuro do Bitcoin, mas vou te contar os motivos pelos quais eu acredito que ele vai valer MUITO, um dia até mais que 100 mil dólares.

Pra começar vamos partir da simples constatação de que sim, é possível.

A capitalização da moeda se dá pelo valor total investido nelavalor unidade x total de unidades em circulação da moeda.


Hoje (29/09) o preço do Bitcoin está em 6400 dólares e multiplicando pelas aproximadamente 17 milhões de moedas. Capitalização: Apróximadamente 110 Bilhões.

Bitcoin valor de mercado


Para o Bitcoin valer 100 mil o seu valor de mercado deve ser: 100 mil  x 17 milhões (desconsiderando o aumento de moedas por mineração) = 1.7 Trilhões de Dólares.

É muito né? Mas calma aí, será que não tem tanto dinheiro assim pra ser investido em Bitcoin?

Vamos dar uma olhada na capitalização de mercado das principais bolsas do mundo.


NYSE e EURONEXT: 20 Trilhões

B3 (Bovespa): Sim, a nossa bolsa.

Possui mais de 1 trilhão em capitalização.

Agora eu te pergunto, o que você acha que vai ser maior em 10 anos, a Bovespa ou o Bitcoin?

Continue neste artigo, vamos passar pela história, presente e o futuro do Bitcoin, vou te dar 10 motivos pelos quais eu acredito nele a 100 mil dólares.

A HISTÓRIA DO BITCOIN

  • CRISE DE 2008
  • O COMEÇO DO BITCOIN
  • SATOSHI NAKAMOTO
  • BITCOIN PIZZA DAY
  • REGULAMENTAÇÕES E PROIBIÇÕES
  • CONTRATOS FUTUROS
  • ROAD TO 20K

O PRESENTE DO BITCOIN

  • PANORAMA ATUAL

O FUTURO DO BITCOIN: 10 MOTIVOS PARA ACREDITAR

  1. O HISTÓRICO DOS PREÇOS
  2. BLOCKCHAIN E SUAS APLICAÇÕES
  3. SMART CONTRACTS  
  4. LIGHTNING NETWORK 
  5. REGULAMENTAÇÃO: Segurança, transparência e maturação do mercado
  6. DINHEIRO INSTITUCIONAL
  7. ETFs 
  8. MATURIDADE DO MERCADO: ECOSSISTEMA PROPÍCIO
  9. DIGITALIZAÇÃO DO DINHEIRO
  10. CRISE GLOBAL?

A HISTÓRIA DO BITCOIN

CRISE DE 2008 E O BITCOIN

Em 2008 houve uma das maiores crises econômicas que já se tiveram história.
Os principas culpados? A irresponsabilidade de bancos, o governo dos EUA e as empresas de avaliação de risco.

O que houve?

O maior vilão foi o mesmo da atual recessão brasileira, a concessão de crédito para pessoas que não tinham renda para pagar.

No caso dos Estados Unidos pessoas sem renda podiam colocar sua casa como garantia para conseguir empréstimos, esses empréstimos eram conhecidos como “SubPrime“.

Os bancos começaram então a misturar as dívidas de bons pagadores com as de maus pagadores, as colocando todas em um investimento, que era vendido para todo o mundo, com alto retorno e “baixo risco”, pelo menos era o que juravam as agências avaliadoras.

Ok, esse comportamento deu certo por um tempo. Mas o colapso era inevitável e um dia a bolha explodiu.

15 Setembro: Lehman Brothers fecha

O fim do Lehman Brothers
O fim do Lehman Brothers

Existe um filme muito bom que mostra toda essa história, mostrando a participação direta dos investidores e apontando de maneira brilhante os verdadeiros culpados.

The Big Short, ou A Grande Aposta, recomendo para um entendimento completo.

Mas agora vamos falar de alvo novo, algo diferente de todo esses sistema financeiro corrupto e fraudulento.

O COMEÇO DO BITCOIN

A primeira verdadeira moeda virtual do mundo começa a ser desenvolvida pelas mãos de Satoshi Nakamoto, na mesma época de uma das maiores crises financeiras da história.

Isso foi o que motivou Satoshi, que publicou em seu primeiro artigo uma manchete pois naquela crise, os bancos com sua influência e irresponsabilidades afundaram o mercado. O BTC nasce como uma alternativa aos bancos.

crise do bitcoin
crise do bitcoin

SATOSHI NAKAMOTO

Quem éS atoshi Nakamoto?

De fato, ninguém realmente sabe.  

Satoshi Nakamoto- Presente, passado e futuro do Bitcoin

Satoshi Nakamoto  é um pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que criaram o Bitcoin.

Há diversas teorias a respeito de quem poderia estar por trás de sua verdadeira identidade, mas por enquanto são apenas especulações.

O conceito de Bitcoin foi apresentado por Nakamoto na internet em 2009. Mesmo ano em que lançou a rede que começa a funcionar com a emissão dos primeiros bitcoins.

BITCOIN PIZZA DAY

No dia 22 de maio de 2010, o programador húngaro Laszlo Hanyecz entrou para a história ao protagonizar a primeira compra de um produto com Bitcoin:

Adquiriu duas pizzas que valiam US$ 41 por 10 mil Bitcoins.

Cada Bitcoin saía a menos de 0,01US$.

Bitcoin e pizza
Bitcoin e pizza

Se você fosse Laszlo e não tivesse vendido os 10.000 Bitcoins da Pizza por 41 dólares, você teria em dezembro de 2017 aproximadamente:

200 milhões de dólares e hoje 70 milhões.  

Com esse exemplo fica claro que em 2010 a procura do Bitcoin era quase nula, quase ninguém o conhecia.

Já atualmente o Bitcoin é conhecido em todo mundo e sua procura é extraordinariamente grande, por isso a diferença gritante nos preços.   

ROAD TO 20K – O Caminho ate os 20 mil dólares do Bitcoin

bitcoin 20 mil dolares

No ano de 2017 viu-se uma alta muito grande e contínua no preço do BTC e das demais criptomoedas.

ROAD TO 20K Com base em análises, notícias e comportamentos, enumeramos alguns motivos que ocasionaram essa alta desproporcional do mercado de criptoativos.

  • Mídia – essa poderosa ferramenta passou a ter o BTC como um dos seus assuntos principais. Isso causou muita euforia em várias pessoas e levou grande parte delas a entrarem no mercado sem nenhum conhecimento.
  • FOMO (Fear Of Missing Out) – pessoas, com medo de ficar de fora do mercado, compraram seus BTCs em 2017 de 1000 a 20000 dólares.
  • Mercados futuros –  a CME (Chicago Mercantile Exchange) e a CBOE (Chicago Board Options Exchange) passaram a permitir contratos futuros de BTC. Isso mostrou que o mercado tinha muita força e poderia crescer ainda mais.
  • Grandes parcerias – várias parcerias ocorreram entre governos e empresas com criptomoedas. Mais um indicativo de que o mercado estava realmente forte.
  • Bull Market – todos esses fatores ditos acima contribuíram para que houvesse um Bull Market muito forte fazendo o preço subir de menos de 1000 dólares até os 20000.

O PRESENTE DO BITCOIN

bitcoin hoje dezembro de 2018
bitcoin hoje dezembro de 2018

Panorama Atual do Bitcoin

Desde o preço máximo atingido pelo BTC de 20.000 dólares o mercado entrou em um Bear Market assumindo uma tendência de baixa e os preços passam por uma correção natural, pelo menos em minha opinião.

Alguns fatores contribuíram para esse Bear Market.

  1. FUD (Fear, Uncertainty and Doubt) – várias notícias falsas com relação ao banimento de criptomoedas pelo governo da Coreia do Sul assustaram investidores que venderam rapidamente suas moedas causando declínio acentuado do preço.
  2. Hackers – houveram ataques hackers em grandes exchanges.
  3. Congestionamento da rede – O BTC apresentou um problema de escalabilidade que hoje em dia já está controlado e com perspectiva de se tornar completamente escalável.
  4. Proibições – Alguns países baniram as criptomoedas e alguns itens relacionados a esse mercado. Dentre eles, o mais importante é a China.
  5. Pânico – as pessoas que adquiriram as criptomoedas e não tinham conhecimento, entraram em pânico com a queda acentuada e venderam seus criptoativos rapidamente, fazendo o preço cair ainda mais.
  6. Talvez o principal: Justamente a correção natural dos preços – a alta que levou o preço até aos 20.000 dólares foi um movimento anormal e por isso uma retração no valor do BTC era esperada.

O FUTURO DO BITCOIN: 10 MOTIVOS PARA ACREDITAR

Apesar da queda acentuada durante o ano de 2018, sabe-se que as criptomoedas vieram para ficar e seus fundamentos continuam promissores e sólidos.

Com base nisso, elenquei alguns pontos que refletem a perspectiva altista no longo prazo para esse mercado.

1)HISTÓRICO DE PREÇOS DO BITCOIN

Olhar o passado para estimar o futuro é uma das melhoras formas de tentar prevê-lo. Então de forma fria vamos analisar a evolução dos preços do Bitcoin.

A negociação de Bitcoin na Bitfinex, uma das mais famosas exchanges, nos dá uma ideia do quanto este ativo é volátil e de quantas vezes ele já subiu desproporcionalmente e teve quedas expressivas.

O ponto em comum é que em todas estas quedas ele se recuperou e fez novas altas desproporcionais. Pode se ver isto nos gráficos a seguir, que contam a história completa dos preços do Bitcoin.

O Bitcoin começou a ser negociado na Bitfinex em março de 2013, em abril seu preço foi de incríveis 290 USD para praticamente 0.

hISTÓRICO PREÇOS DO BITCOIN - dEZ MOTIVOS para acreditar no bitcoin

Vale citar que nesses momentos o mercado era muito incerto e a tecnologia por trás do Bitcoin não era muito estudada ou conhecida.

No mesmo ano de 2013, tivemos o primeiro grande salto de preço do Bitcoin. Chegamos a passar dos 1000USD, com uma correção para menos de 100USD.

Historico preço bitcoin - 10 motivos para acreditar no bitcoin

Vale citar que houveram grandes problemas estruturais em uma das maiores exchages da época: Mt Gox, isso fez a correção ser mais acentuada.

Durante o ano de 2015 o preço se manteve estável abaixo dos 1000 USD.

No ano de 2016 novamente os preços começaram a apresentar um padrão altista e em 2017 tivemos um aumento de quase 2000%. Vale destacar que durante esses aumentos o preço teve correções significativas. Como as duas exemplificadas.  

Historico preço bitcoin - 10 motivos para acreditar no bitcoin

Por último temos a situação atual, após o grande PUMP de 2017, que levou o preço até quase os 20k na Bitfinex. No momento estamos em um Bear Market e a correção já chegou até os 4400.

Historico preço bitcoin - 10 motivos para acreditar no bitcoin

É quase consenso para a comunidade de criptomoedas que o Bitcoin se recuperará e alcançará novos patamares, alguns dizem 100k em alguns anos outros até 1 milhão em um futuro não tão distante.  

Correcoes históricas de preço do bitcoin

Porém devemos permanecer céticos e fazer o que o mercado nos indica, é fácil ganhar dinheiro em um mercado Bullish, mas também precisamos descobrir como ganhar em um Bearish. Por isso aprender as oportunidades de como ganhar dinheiro com Bitcoin são tão importantes.

2) BLOCKCHAIN

Se você ainda não sabe o que é Blockchain e Smart Contracts, entenda agora. Garanto que depois disso você nunca mais vai nem pensar que Bitcoin é uma bolha.

Blockchain - 10 motivos para acreditar no bitcoin

O mais importante é mostrar o quanto essa tecnologia vêm ganhando maturidade e espaço em todas as principais empresas e entidades do mundo.

Envolvimento científico e tecnológico – Há muita pesquisa acontecendo neste ramo. Já existem milhares de equipes em criptomoedas e na Blockchain.

Além das altcoins, essas equipes se encontram em grandes empresas, renomadas faculdades e bons governos.

Todos estão focados em criar soluções mais baratas e eficientes baseadas em tecnologia de criptografia e Blockchain.

Eles estão conseguindo!

Parar uma inovação que deixa tudo mais barato, rápido e fácil é impossível. Podem até tentar, mas inevitavelmente a tecnologia irá prosperar e o Bitcoin, como introdutor e carro-chefe dessa tecnologia irá se beneficiar muito com isso.

3) SMART CONTRACTS  

É um código de programação executável dentro da Blockchain. Eles permitem que qualquer contrato possa ser executado e aplicado sem a necessidade de qualquer intermediário.

Smart contracts - 10 motivos para acreditar no bitcoin

Seu principal objetivo é facilitar os negócios entre partes, os tornando mais rápidos, baratos, imutáveis, seguros e transparentes.

Exemplos da aplicação desta tecnologia podem ser em praticamente todos os sistemas existentes no mundo atual. Podemos usá-los para fazer contratos simples, heranças, folhas de pagamento, eleições e muito mais.

Grande parte das Altcoins são projetos que se utilizam dos Smart Contracts para entregar suas propostas de valor dentro da Blockchain, conseguindo soluções mais eficientes que as de empresas convencionais.

Destaquei o tema para lembrar que o Bitcoin não está sozinho na missão de apresentar, testar e implementar a Blockchain no mundo.
Existe mais de 100 Bilhões de dólares investidos em projetos que no fim tem esse objetivo em comum, vale destacar empresas como o Ethereum, Ripple, Eos, Cardano, Tron, etc

4) LIGHTNING NETWORK

Como já vimos no texto inicial de Bitcoin do Blog, de leitura obrigatória para o entendimento dos outros conteúdos mais avançados, (Link) o problema da escalabilidade do Bitcoin é muito sério.

LIGHTNING NETWORK - 10 motivos para acreditar no bitcoin
LIGHTNING NETWORK – 10 motivos para acreditar no bitcoin

O problema da escalabilidade do BTC

Os blocos do Bitcoin são limitados a 1MB de tamanho e o volume de transações na rede Bitcoin está aumentando rapidamente.

O tamanho atual do bloco não é suficiente para gerenciar o número de transações que ocorrem na rede.

O resultado é que as transações são escritas no Blockchain mais lentamente do que elas são criadas pelos usuários.

Ao longo do tempo, uma acumulação se desenvolve, e as transações podem esperar horas para serem incluídas em um bloco.

O que é a A Lightning Network ?

A Lightning Network é uma solução de baixo custo que tem o potencial de resolver o problema de escalabilidade da Bitcoin.

A Lightning Network visa implementar um contrato inteligentena rede Bitcoin que abriria canais de pagamento privadosentre um par e todos os outros pares com os quais eles negociavam.

Por isso, se implementada, os mineradores processarão muito menos transações do que atualmente. Na teoria, a Lightning Network torna as transações entre pares mais eficientes, sem escala e de baixo custo.  

Com a Lightning Network será possível realizar compras e vendas de quaisquer produtos. Com as taxas irrisórias e transações instantâneas poderemos usar o Bitcoin para comprar até um cafezinho de maneira mais rápida e barata do que existe hoje.

Assim o Bitcoin poderá enfim se tornar o que ele nasceu pra ser, uma moeda global descentralizada e infinitamente escalável.

Vale destacar que a Lightning Network é essencial para o Bitcoin evoluir porém ao mesmo tempo é um risco para outras moedas que resolviam seus principais problemas, como a escalabilidade, a velocidade e as taxas.

5) REGULAMENTAÇÃO DO BITCOIN

Sim, você não leu errado. A regulamentação é essencial para o nosso querido mercado de criptomoedas alçar voos mais altos.

Mesmo as notícias de regulamentação sendo prejudiciais aos preços no curtíssimo prazo é de senso comum para os principais nomes do mercado que ela não é somente inevitável como é necessária e benéfica no longo prazo.

A falta de regulamentação no mercado é uma oportunidade para muitas pessoas sérias, honestas e bem sucedidas.

Porém, como em todo mercado, existem milhões de golpistas e charlatões que estão se beneficiando muito disto.

Alguns exemplos atuais são as famosas pirâmides financeiras. BitConnect, MMM Brasil e tantas outras.

Posteriormente falaremos sobre os perigos desses SCAMs.

Scam bitcoin brasil

Também vemos a criação de ICOs fraudulentos, falsificação de volume no mercado e a falta de punição e controle para a famosa manipulação de mercado das baleias.

É somente com a regulamentação que teremos mais segurança, transparência e suporte nesse mercado.
Não devemos ficar com medo dessa regulamentação e sim cobrar que ela seja feita de maneira rápida e justa, sem prejudicar o mercado.

6) DINHEIRO INSTITUCIONAL

Lembra do começo do artigo onde mostramos o quão pequeno nosso mercado é em comparação as maiores bolsas do mundo?

A maioria do dinheiro desses mercados é de grandes instituições, fundos e empresas.  

Que não podem ou ainda não veem o mercado como seguro, transparente e regulamentado o suficiente para investir.

Com a regulamentação a expectativa é que muito deste dinheiro entre no mercado e grandes empresas, como a CoinBase, estão criando soluções mais seguras para essas instituições que querem investir muito, um exemplo disto é a CoinBase Custody, serviço de custódia voltado para esses grandes clientes.

Dinheiro institucional no bitcoin

7) ETFs

Segundo o Itaú, ETF (Exchange Traded Funds ou Fundo de Índice) é um fundo de investimento inovador, que pode ser comprado ou vendido como uma ação no pregão da BM&FBOVESPA, por meio de uma Corretora. O ETF oferece a você a oportunidade de diversificação de recursos dos fundos e facilidade na negociação de ações.

ETF do bitcoin sai?
ETF do bitcoin sai?

Também é interessante entender como esses ETFs podem impactar no preço do Bitcoin. Além das maiores facilidades e oportunidades citadas acima ele ainda permitirá que mais dinheiro institucional entre no mercado, pois aos olhos de  investidores isso torna o mercado mais seguro e maduro.

Para entender melhor esse impacto no preço sugiro o artigo do Criptomoedas Fácil.

8) MATURIDADE E ECOSSISTEMA

Uso e Conhecimento:

O número de pessoas que utilizam ou conhecem o Bitcoin e as criptomoedas não param de crescer.

Ecossistema e Otimização:

Vários planos de negócios brilhantes nasceram da tecnologia Blockchain, hoje já temos várias empresas entregando soluções mais rápidas, fáceis e inteligentes aos seus clientes.

Maturação e Aceitação da tecnologia Blockchain

Os principais países do mundo já procuram maneiras de aplicar a Blockchain e introduzir as criptomoedas para sua população. Ex: Japão, EUA, Europa e G20 são exemplos de países e organizações que estão abertos a esse novo mundo de criptomoedas.

Vale destacar o estudo feito pelo departamento de Tesouro dos EUA, que mostra o quanto estamos perto de um mundo regido pela Blockchain.

Janeiro de 2017: “70% das organizações financeiras estão nos estágios iniciais da experimentação com a tecnologia blockchain; A maioria dos executivos espera ver impacto material desta tecnologia em 5 anos. O blockchain pode ser uma das inovações mais disruptivas desde o advento da internet, ou pode simplesmente ser superestimado e desnecessário. Com base na atual taxa de evolução, acreditamos que as soluções do blockchain poderiam atingir todo seu potencial nos próximos 5 anos”

Na verdade recomendo entender a posição de cada orgão do governo dos EUA. A revolução é inevitável.

9) DINHEIRO DIGITAL 

reservas de dinheiro digital
reservas de dinheiro digital

O dinheiro em cédulas está com os dias contados. Os principais países do mundo já estudam como criar suas próprias moedas digitais. A digitalização do dinheiro é algo inevitável.

Mais do que isso, é importante nos atentar até quando os países devem ter o poder de criar moeda fiduciária. Moedas digitais centralizadas não são a solução.

Podemos perceber isso com a irresponsabilidade promovida pelo governo dos Estados Unidos após a crise de 2008, eles literalmente imprimiram dinheiro para pagarem a conta. 

A única solução para um mundo mais justo são as criptomoedas descentralizadas.

10) CRISE GLOBAL?

Como vimos no início do artigo a crise de 2008 nos lembrou que o melhor modelo de desenvolvimento econômico já criado não é perfeito. O capitalismo pode ser traiçoeiro, e com a globalização tudo está cada vez mais interligado.

Uma peça pode desencadear um efeito dominó. Vimos que a crise iniciada nos EUA afetou todo o mundo.

Muitos argumentam que o capitalismo é cíclico e que crises assim são inevitáveis, e realmente elas veem e vão como podemos lembrar.

Até o momento conseguimos sair de todas elas, mas uma coisa é certa, quando temos uma crise econômica a moeda dos países enfraquece e isso é terreno fértil para uma moeda descentralizada independente de governos e bancos. Veja o exemplo na Venezuela.

Diariamente vemos notícias que nos preocupam e nos alertam. Até quando todo o mercado financeiro atual não está super valorizado? Atualmente vimos correções e quedas bruscas do mercado.

Perda de valor recorde: Facebook

Correção em Wall Street

Neste momento estamos passando por uma forte queda das principais bolsas do mundo, queda que impactou até o Bitcoin.

Muitos especialistas dizem que a correção ainda não terminou e que ela pode se tornar uma das piores crises da atualidade.

A questão não é se a próxima crise vai acontecer, é quando.

Crise sistema financeiro mundial

CONCLUSÃO

10 motivos para acreditar no bitcoin

Acredito que o Bitcoin não é uma bolha como muitos dizem e sim pode ser o pino que desencadeará a próxima crise do mercado financeiro. Afinal por quanto tempo ainda vamos permanecer nesse sistema ultrapassado e falido de bancos e governos corruptos?


Ná última grande crise nasceu o Bitcoin.
Na próxima ele pode se consolidar como a moeda global descentraliza que foi criado para ser.