Análise Fundamentalista para o Bitcoin: Como montar um portfólio vencedor? 

Análise fundamentalista para o Bitcoin e criptomoedas – A melhor maneira de ganhar dinheiro a longo prazo é montando um um portfólio vencedor!

Neste artigo eu gostaria de falar com você sobre a coisa mais importante para o Bitcoin e o mercado de criptomoedas: a análise fundamentalista. 

Só com ela você vai conseguir ter segurança em seus investimentos.

Trading, mineração, arbitragem e outras formas de ganhar dinheiro, não são nada se você não entender a fundo o Bitcoin, as Altcoins e o mercado. Clique nos links! É recomendado a leitura antes deste artigo.

Nesse artigo vamos dar uma repassada básica aqui no que são as Altcoins e seus projetos, conversar um pouco sobre o mercado das criptomoedas e essa possível bolha.

Te ensinaremos a fazer uma análise fundamentalista onde você vai entender o projeto, para conseguir investir sem se preocupar com a volatilidade extrema do mercado.

Warren Buffett e o Bitcoin

Com isso você também vai entender a importância da diversificação e ver como funciona para formar um portfólio vencedor no criptomercado.

Por fim não esquecemos de te contar os principais riscos envolvidos, confira o artigo até o final, depois você poderá começar a estudar e comprar suas primeiras Altcoins.

  • ALTCOINS
  • MERCADO DE CRIPTOMOEDAS
  • BOLHA NAS ALTCOINS
  • ANÁLISE FUNDAMENTALISTA DE CRIPTOMOEDAS
  • PORTFÓLIO DE ALTCOINS
  • RISCOS

ALTCOINS

Analise fundamentalista para altcoin
Analise fundamentalista para altcoin

Altcoins são moedas alternativas ao Bitcoin. Todas também podem ser utilizadas como dinheiro digital.

Com a tecnologia/ideologia da Blockchain/descentralização entregam as mais variadas propostas de valor.

A maioria são criadas através de Forks ou ICOs.

Atualmente existem milhares de Altcoins e este número está em constante crescimento. Só no CoinMarketCap são listadas mais de 2000.

Várias são criadas todos os dias e outras também são extintas, por isso a necessidade de se escolher investimentos em boas Altcoins, atingimos isso com uma boa análise fundamentalista, que ainda será abordada no artigo.

Neste site consegue-se ver todas as moedas que já deixaram de existir: www.deadcoins.com

Quer aprender tudo sobre as Altcoins? Veja o texto completo aqui.

Por que surgem as ALTCOINS?

Essas moedas alternativas são projetos que surgem com o objetivo de resolver algum problema diferente do Bitcoin ou oferecer uma melhoria/evolução em algum dos aspectos da maior criptomoeda.

A grande maioria das Altcoins são empresas com projetos descentralizados para resolver algum problema de maneira mais eficiente que os meios atuais.

Quase todas elas seguem as bases do Bitcoin e da Blockchain. As Altcoins estão a venda, como o Bitcoin seus preços variam diariamente, possuem uma volatilidade muito significativa.

O MERCADO DAS ALTCOINS

Analise Fundamentalista ethereum

Existe um grande mercado por trás do Bitcoin, com mais de 150 bilhões de dólares.Embora o Bitcoin abocanhe mais da metade deste valor o resto está investido nas criptomoedas alternativas.

Podemos imaginar tudo como uma bolsa de valores e fazer algumas comparações. Compararemos com a BOVESPA do Brasil por exemplo:

  1. Cada ação equivale a uma unidade de Altcoin ou Token
  2. A ação é comercializada em reais. As criptomoedas principalmente em partes do Bitcoin. (Satoshis)
  3. Grandes empresas: Ambev, Itau, Petrobrás equivalem as maiores criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Ripple.
  4. As empresas menores equivalem as outras Altcoins
  5. Na Bovespa temos as corretoras, no criptomercado as exchanges
  6. Os preços de todas as ações e a capitalização do mercado variam diariamente. O mesmo vale para as criptomoedas e o criptomercado.

BOLHA NAS ALTCOINS?

Análise fundamentalista para o Bitcoin
Análise fundamentalista para o Bitcoin

Podemos fazer uma comparação interessante delas com a NASDAQ. Durante os anos 2000 uma bolha se formou, milhares de empresas foram criadas, muitas delas sem nenhuma proposta de valor ou responsabilidade.

Na época como a internet estava em seu início, um grupo de pessoas só precisava abrir um site e suas ações poderiam ir parar na NASDAQ, muitas vezes sem nem ao mesmo ser uma empresa séria ou com boas intenções.

Mesmo assim como o mercado estava em uma euforia muito forte essas empresas valorizaram e quando a bolha desinflou vários maus projetos deixaram de existir.  

Vale ressaltar que as boas empresas resistiram e continuaram no mercado e hoje são algumas das maiores empresas do mundo.

Essa história parece estar se repetindo no mercado de criptoativos.

Muitas das criptomoedas são SCAMS, não possuem uma proposta de valor interessante ou já existem moedas melhores fazendo a mesma coisa.

Por isso antes de investir em qualquer moeda, ou ICO se faz necessário uma análise fundamentalista detalhada, que ainda veremos neste artigo.

Durante o ano de 2017 o preço de todas as criptomoedas inflou muito e atualmente estamos em uma correção, buscando os valores justos para cada uma das Altcoins.

Milhares de projetos foram extintos, porém os bons e sérios continuaram e a cada dia tem mais confiança da comunidade e dos investidores.

O mercado já passou por algumas grandes correções como a do ano de 2018, em todas as outras conseguimos nos levantar ainda mais fortes e enxergar um mercado mais maduro, transparente e honesto.

Portanto, em minha opinião ocorreu uma bolha nas Altcoins e outras estão por vir.

Algumas delas explodiram, outras apenas inflaram e desinflaram. E isso é algo bom para o mercado.

Como no exemplo da NASDAQ, isso foi necessário para nos livrarmos dos maus projetos, sobrando somente os que valiam a pena o investimento.

Bolha da Nasdaq e recuperação.

Bolha da nasdaq e o bitcoin
Bolha da nasdaq e o bitcoin

Gráfico Bitcoin

Gráfico Bitcoin - 10 Altcoins

O Bitcoin caiu quase 80% e as altcoins até mais como você verá no final do artigo.

Estou mostrando o gráfico do BTC pois para as Altcoins subirem ele necessariamente deverá subir também.

As Altcoins tem uma correlação incrível com o Bitcoin e a não ser que isso mude da noite para o dia você só deve comprar as Altcoins se entender o Bitcoin (clique aqui para entender) e acreditar no seu futuro (clique aqui para acreditar).

Quer ter uma visão melhor da desvalorização das Altcoins e de como elas são ótimos negócios hoje? Veja o texto completo aqui.

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA DO BITCOIN E CRIPTOMOEDAS

Análise fundamentalista para o Bitcoin
Análise fundamentalista para o Bitcoin

Da mesma maneira que o mercado tradicional, o que fazemos aqui é buscar avaliar de maneira completa e com outros termos a saúde dos projetos de criptoativos, para determinar um possível preço futuro, valorização ou desvalorização.

A primeira grande moeda que devemos fazer uma análise fundamentalista é o Bitcoin. Para formar um portfólio de Altcoins você necessariamente deve entender e acreditar no futuro da maior criptomoeda.

Para entender, para acreditar. 

Pontos que consideramos cruciais para uma análise fundamentalista de criptomoedas:

  • CoinMarketCap
  • White Paper
  • Proposta de Valor
  • Tecnologia
  • Equipe
  • RoadMap

Normalmente todas essas informações são de fácil acesso ao público e estão presentes no site de cada projeto.  

CoinMarketCap

Coin market cap analise fundamentalista

 

O CoinMarketCap é um dos principais sites para quem deseja entender e se aprofundar no mercado de criptomoedas. Nele são mostradas todas as principais criptomoedas (+1600), suas variações além de informações essenciais para uma análise fundamentalista profunda.  

  • Informações básicas do site:

MarketCap: Quanto de dinheiro está investido na moeda

Price: O preço da unidade de cada moeda

Volume(24h): Valor que foi comprado/vendido nas últimas 24h

Change(24h): Mudança percentual na moeda nas últimas 24h

Circulating Supply: Moedas em circulação atualmente

Max Supply: O máximo de moedas que entrarão em circulação no futuro, após todas serem mineradas.  

Informações básicas da moeda: Após clicar em alguma das moedas do site

Charts: Gráfico básico com diferentes preços, paridade em dólar e BTC.  

Markets: Exchanges que oferecem a compra e venda da moeda

O que devemos saber antes de investir numa Altcoin?

O sistema funciona ou ainda é uma ideia?  

Como a quantidade de moedas interfere no preço?

O que importa para uma estimativa de valorização de uma moeda não é o seu preço e sim o seu Market Cap.  

É errado falar que uma moeda irá se valorizar só porque seu preço é baixo, exemplos claros disto são a Ripple, Cardano, Stellar, etc

Relação Circulating Supply x Max Supply  

Uma moeda com uma relação Circulating/Max Supply muito baixa é ruim, pois a oferta nessa moeda ainda crescerá muito, o que poderá inflacioná-la e dificultar a sua possível valorização.  

Um exemplo claro disto é a VERI

Veritaseum Altcoin
Veritaseum Altcoin

Relação Risco x Retorno

Teoricamente, quanto maior o MarketCap mais sólida a moeda é vista pelo mercado, portanto ela tem um provável futuro promissor, com isso o seu risco e volatilidade são menores. Ao mesmo tempo é mais difícil ela crescer várias vezes de valor e ter ganhos muito expressivos.  

De modo simultâneo, quanto menor o MarketCap menos sólida a moeda é vista pelo mercado, com isso o seu risco e volatilidade são maiores. Portanto é mais fácil ela crescer várias vezes de valor e ter ganhos muito expressivos.  

Essa relação é muito importante no mercado. Porém é necessário uma análise fundamentalista detalhada para entender quais dessas moedas realmente tem um futuro promissor, o MarketCap é só um dos indicativos para isto.   

– E se você quer saber o futuro do Ethereum, clique aqui!

White Paper

White Paper Tron
White Paper Tron

O que é White Paper?  

WhitePaper é um documento que todas as moedas sérias disponibilizam ao público. Nele se encontram diversas informações essenciais para uma análise fundamentalista completa. Agora falaremos os principais tópicos que se deve atentar na análise de um White Paper.  

White Paper: Proposta de Valor

Semelhante a análise da proposta de valor de uma empresa. Devemos saber alguns pontos:  

Qual o problema a criptomoeda resolve? É um problema que o mercado necessita que seja resolvido?

É inovadora? É algo que não existe ainda?

Ela é pioneira? Ou já tem concorrentes? Se sim, qual seu diferencial? Existe mercado para ela e suas concorrentes, ou algumas deixarão de existir?  

É importante atentar-se ao tamanho do mercado que a criptomoeda deseja atingir. A seguir alguns mercados com potencial para a evolução das Altcoins.  

Pagamentos, bancos, internet das coisas, logística, inteligência artificial, armazenamento de dados, seguros, alimentação, saúde, energia.  

Enfim, praticamente TODOS os setores.  

TECNOLOGIA

Tecnologia do Bitcoin

É interessante entender a tecnologia por trás do projeto, quais são seus pontos fortes e fracos. Ela realmente é inovadora? O sistema está funcionando?

ROADMAP

Road Map LiteCoin

Como o mercado é muito novo, várias Altcoins tem somente a ideia do que querem fazer e ainda não estão executando, portanto é interessante saber como anda cada projeto.  

Para isso, as boas moedas divulgam um RoadMap, que nada mais é que um planejamento ao longo do tempo, com metas e resultados do que a moeda pretende entregar no futuro.  

Pontos no RoadMap podem ser boas entradas para o investimento nas moedas.  

EQUIPE

Equipe Bitcoin
Equipe Bitcoin

É muito importante se atentar a equipe por trás do projeto. Ela deve ser qualificada e diversificada. Quanto mais nomes com currículo, inteligentes, e com elevada graduação acadêmica em diferentes áreas melhor.  

Advisors (Conselheiros), são pessoas reconhecidas pelo mercado. Elas também são muito importantes, porém devem realmente estar envolvidas por dentro do projeto e não estarem somente com o nome, em alguma ação de marketing.

COMUNIDADE

A comunidade por trás da moeda é muito importante. Essas pessoas criam um ecossistema que propicia um desenvolvimento e valorização da moeda. Elas se encontram em redes sociais e fóruns, alguns deles são Reddit, GitHub, Telegram, Discord, entre outros.

Comunidade do Bitcoin
Comunidade do Bitcoin

PARCERIAS

Parcerias são importantes para a moeda ter um futuro promissor. As grandes combinações com universidades, empresas e governos são sempre grandes pontos de valorização.

Devemos nos atentar a relevância dessas parcerias, pois algumas não tem efeito ou até tem efeito prejudicial a moeda.  

Exemplo: Verge (XVG)  

Em 2018, a equipe da moeda divulgou que faria uma parceria revolucionária para o mercado de criptomoedas e seu preço subiu mais de 4 vezes. Porém a tal parceria, apesar de inédita, era com a indústria pornográfica, o que desanimou os investidores e seu valor despencou.  

ESTÁGIO DO PROJETO

Existem muitas criptomoedas que tem grandes ideias e projetos, respeitando com exatidão todas os pontos citados acima. Porém existe algo muito importante antes de investirmos em qualquer Altcoin. 

Já havia citado acima no Roadmap, porém com o tempo nós percebemos que muitas pessoas não fazem isso. Portanto acho importante reafirmar aqui: Nós devemos necessariamente saber se o projeto já está entregando aquilo que promete.

Ele já é uma realidade ou ainda é uma ideia em desenvolvimento? 

O mundo das criptomoedas é muito novo, então muitos projetos ainda não estão entregando sua proposta de valor, mesmo assim já possuem milhões de dólares investidos.

Um exemplo disto são os ICOs que em 2017 arrecadaram bilhões de dólares simplesmente com ideias bonitas e descentralizadas. Vamos aos fatos: mais de 90% deles deixaram de existir.

Não recomendamos o investimento nestes projetos, somente em projetos que estão funcionando, que realmente são uma empresa oferecendo um serviço e que está sendo bem recebida pelo mercado.

PORTFÓLIO DE ALTCOINS

O que sao altcoins?

Uma maneira de atuar com a análise fundamentalista é fazer um portfólio com as Altcoins que você estudou e definiu como as melhores e com maior potencial de valorização. Você pode atuar nesse portfólio somente com o HODL ou realizar operações para maximizar seus ganhos. 

Entre elas, o Trading de suas criptomoedas.

Uma diversificação de seus investimentos é sempre aconselhada, “não coloque todos os ovos em uma só cesta”,  assim você se livra do risco específico de cada Altcoin, como um Hack ou bug da mesma.

Deve-se atentar a intensa correlação deste mercado com o BTC, ou seja, se o BTC cair a grande maioria do seu portfólio também cairá. Com a diversificação você consegue apenas se livrar do risco específico, o risco de mercado permanecerá.  

É interessante também diversificar a área de atuação das moedas de seus investimentos, por exemplo, no fim do ano passado as moedas de privacidade tiveram grande valorização, porém atualmente estas vem passando por uma forte queda devido a uma possível regulamentação ou banimento. Dessa forma é aconselhável ter um portfólio que resolverá os mais diversos problemas.  

RISCOS

Risco do bitcoin

Volatilidade é um dos maiores indicadores do risco de um investimento e o mercado de criptomoedas é um dos mais voláteis do mundo. Portanto esteja preparado para dias com ganhos incríveis e dias com perdas decepcionantes.  

Outro grande risco é o valor do Bitcoin, se ele cair seu portiflio cairá mais, assim como se ele subir seu portfólio também subirá! Então o primeiro de tudo é acreditar no Bitcoin.

Mesmo que você esteja apenas Holdando, o principal aqui é acreditar que você fez uma análise fundamentalista e uma diversificação de qualidade, por isso seus riscos estão muito minimizados no longo prazo.  

CONCLUSÃO:

As Altcoins, como realmente o nome já diz, são grandes alternativas ao Bitcoin. Acreditamos que algum dia uma vai tomar seu lugar como a maior criptomoeda? Não. 

Porém isso não quer dizer que elas não farão parte deste grandioso futuro pautado na Blockchain, as melhores farão.  Nós recomendamos que parte de seu capital seja alocado nessas MELHORES Altcoins.

No momento nosso portfólio possui 50% de Bitcoin 30% de Altcoins com Market Cap bilionário e 20% de projetos promissores e consolidados. Em um próximo artigo apresentaremos detalhadamente este portfólio.

Enquanto isso vá estudando e montando o seu próprio, mas não se esqueça de estudar muito bem todos os seus investimentos.

Altcoins podem explodir e valorizar brutalmente do dia para noite e te deixar rico, como pode seguir o caminho contrário e te deixar quebrado!

Por isso, não seja um apostador… Ter um portfólio pautado no conhecimento é sempre a melhor solução para ganhar dinheiro e dormir tranquilo!