Litecoin: O Guia Definitivo! Precisamos mesmo de você?

Nesse artigo você vai aprender tudo sobre uma das moedas mais famosas do mercado, a Litecoin.

Litecoin x Bitcoin

CONTEÚDO BLOQUEADO

SOMENTE PARA MEMBROS - Seja um membro do nosso site, GRATUITAMENTE e garanta o acesso à todos os conteúdos!

Como ela é uma das pioneiras no criptomercado muitos a consideram a prata virtual, já que o nosso rei, o Bitcoin, é o ouro.

BTC KING x LITECOIN

Depois que você aprender tudo sobre ela vamos te explicar por quê não acreditamos no seu futuro e ainda vamos compará-la a outra criptomoeda que julgamos superior, a NANO.

Fique no artigo até o final que vamos te apresentar um investimento mais interessante.

Nano: melhor que Bitcoin?

Não esqueça também de ver nossos outros artigos sobre as maiores altcoins: Tether e Stable CoinsEthereum, Tron, Stellar, Ripple, Cardano e EOS.

HISTÓRIA

Litecoin (LTC) nasce em outubro de 2011, como uma alternativa ao Bitcoin. Surge de modificações do código do Software Bitcoin Core.

Litecoin x Bitcoin

Seu criador Charlie Lee é muito respeitado na comunidade do criptomercado. No final de 2017 ele tomou uma decisão polêmica, vendeu todas suas Litecoins próximo ao topo histórico. 

Na época Lee alegou que muitas pessoas estavam questionando a descentralização da Litecoin já que ele detinha uma quantidade razoável, acreditando ou não em sua desculpa, ele fez um grande negócio pois poucas semanas depois o preço despencou.

Litecoin x Bitcoin

A Litecoin tem um grande desafio pela frente, um desafio que todas criptomoedas com proposta de valor de se tornar somente uma moeda ou de substituir o Bitcoin terão.

Moedas superiores e a Lightning Network e sua aplicação na rede do Bitcoin pode colocar em cheque o seu futuro.
Para entender ela primeiramente falaremos sobre o problema de escalabilidade que o Bitcoin viveu a pouco mais de 1 ano.

O problema da escalabilidade do BTC

Os blocos do Bitcoin são limitados a 1MB de tamanho e o volume de transações na rede Bitcoin está aumentando rapidamente.

O tamanho atual do bloco não é suficiente para gerenciar o número de transações que ocorrem na rede.

O resultado é que as transações são escritas no Blockchain mais lentamente do que elas são criadas pelos usuários.

Ao longo do tempo, uma acumulação se desenvolve, e as transações podem esperar horas para serem incluídas em um bloco.

O que é a A Lightning Network ?

O que é Lightining network?
O que é Lightining network?

A Lightning Network é uma solução de baixo custo que tem o potencial de resolver o problema de escalabilidade da Bitcoin.

A Lightning Network visa implementar um contrato inteligentena rede Bitcoin que abriria canais de pagamento privadosentre um par e todos os outros pares com os quais eles negociavam.

Por isso, se implementada, os mineradores processarão muito menos transações do que atualmente. Na teoria, a Lightning Network torna as transações entre pares mais eficientes, sem escala e de baixo custo.

Com a Lightning Network será possível realizar compras e vendas de quaisquer produtos. Com as taxas irrisórias e transações instantâneas poderemos usar o Bitcoin para comprar até um cafezinho de maneira mais rápida e barata do que existe hoje.

É a 6ª maior criptomoeda, conhecida como a “prata”do mercado. Muito parecida com o Bitcoin, sua principal vantagem é a rapidez.

Ela também possui um maior número de moedas, facilitando e ampliando a mineração. Depois veremos como isso afeta no preço de cada moeda.

A principal critica a Litecoin é a respeito da falta de inovação no projeto. Já existem Altcoins que são mais rápidas do que ela, outrora sua maior vantagem.

Além disso, tudo leva a crer que a Lightning Network  irá acontecer.

O futuro da Litecoin e de outras moedas que só servem como meio de pagamento está ameaçado.

COINMARKETCAP

BTC X LTC Posição: 7
Preço ($): 31,25 USD
Preço (BTC): 91000 Satoshis
Capitalização: 1,885 Bilhões de Dólares

PREÇO
BTC X LTC
BTC X LTC

Como podemos perceber a cotação da Litecoin caiu muito, assim como todo o mercado de criptomoedas.

Porém devemos lembrar que não é por quê caiu muito que não podemos cair mais, não é por quê está barato que é um bom negócio.

LITECOIN X BITCOIN

Litecoin x Bitcoin

Ambas trabaham com mineração, porém a Litecoin é mais rápida, mais barata, tem menos taxas e mais moedas.

Vamos agora adentrar em cada um dessas informações e adicionar outra moeda em nossas comparações, a NANO.

Litecoin x Bitcoin

QUER INVESTIR EM UM CRIPTOMOEDA “MOEDA” PEGUE ESSA SUGESTÃO:

O problema das taxas do BTC

Sabemos que as taxas do BTC são baixíssimas quando aplicado a grandes transferências. Por exemplo, poucos meses atrás 194 milhões USD foram transferidos pela rede Blockchain e a taxa paga foi de apenas 0,10 USD, saiba mais dessa história aqui.

Porém e se formos comprar um cafézinho que custa 1 dólar?! Uma taxa de 0,10 corresponderia a 10% do valor dificultando a aplicação do Bitcoin para compras pequenas e corriqueiras do dia-a-dia.

Sabemos ainda que as taxas da Litecoin são inferiores as do Bitcoin, porém existem.

A Nano não possui taxas, portanto nesse quesito ela é superior.

nano x bitcoin

O problema do tempo das transações do BTC

As transações do Bitcoin são rápidas se comparar ao nosso modelo atual de bancos. Sabemos que podemos transferir valores para qualquer local do mundo e o tempo gasto quase nunca é superior a 30 minutos, vamos colocar na média 15min.

Porém, esse é um problema, ainda mais se formos fazer transferências que necessitam que os fundos cheguem rapidamente ao seu destinatário.

Mesmo as transações da Litecoin sendo mais rápidas elas não são feitas na mesma hora, demoram alguns minutos.

As transações da Nano são instantâneas, portanto nesse quesito ela é superior.

nano x bitcoin

Escalabilidade 

Como já vimos, os blocos do Bitcoin são limitados a 1MB de tamanho e o volume de transações na rede Bitcoin está aumentando rapidamente.

O tamanho atual do bloco não é suficiente para gerenciar o número de transações que ocorrem na rede. O resultado é que as transações são escritas no Blockchain mais lentamente do que elas são criadas pelos usuários.

Ao longo do tempo, uma acumulação se desenvolve, e as transações podem esperar horas para serem incluídas em um bloco.

A Litecoin também não possui problema de escalabilidade, ela ainda vem ajudando muito a comunidade ao deixar os testes da Lightining Network serem realizados em sua rede.

A Nano tem escalabilidade infinita, excluindo a possibilidade de uma acumulação das transações, portanto nesse quesito ela também é superior.

Então vamos sair do muro, a tecnologia da Nano é superior a do Bitcoin e a da Litecoin. Ainda mais quando olhamos para o objetivo central das 3 criptomoedas: se tornar uma moeda digital global descentralizada.

 

CONCLUSÃO

A Litecoin é uma moeda séria, com equipe interessante e que já fez muito e continua fazendo pelo universo do criptomercado.

BLOCKCHAIN: LITECOIN

Vale ressaltar o papel importantíssimo de sua rede com a Lightning Network, mesmo esta sendo um possível risco para ela.

Nós não investimos na Litecoin, pois sabemos que existem moedas com tecnologia superior, como mostramos o exemplo da Nano.

Isso quer dizer que somos contra o projeto? É claro que não.

Investir na Litecoin não é necessariamente um investimento ruim, somente encontramos um investimento melhor que tem a mesma proposta de valor.

Não esqueça também de ver nossos outros artigos sobre as maiores altcoins: Tether e Stable CoinsEthereum, Tron, Stellar, Ripple, Cardano, EOS e Nano.